SOS Sexo: Biquíni molhado pode ser um vilão para a saúde da vulva
Hábito desequilibra o pH vaginal e pode causar sintomas incômodos e até infecções
No Big Brother Brasil, a maioria das participantes toma banho usando biquíni. Nem todas, contudo, se lembram de trocar devidamente a roupa após a chuveirada. Daí o que acontece? É biquíni molhado depois da piscina, biquíni molhado depois do banho… E como fica a saúde da regiao íntima nessas horas, hein?!
A ginecologista e mastologista Cecília Pereira explica que a vagina e a vulva são ambientes muito ricos em microorganismos, como bactérias, fungos e lactobacilos. Quando a gente usa frequentemente uma peça íntima molhada, desde um biquíni na praia até uma calcinha suada, a tendência é que haja um desequilíbrio dessa flora. “Quando você fica de biquíni molhado o dia inteiro, você acaba favorecendo que certos tipos de microorganismos consigam proliferar, em especial, a Candida auris, que é um fungo e gosta de ambientes úmidos“, alerta a especialista.
Além disso, é importante resslatar que o pH vaginal é ácido. Então, manter esses microorganismos em equilíbrio é muito importante. “Quando o equilíbrio se perde, você tem o favorecimento para quem alguma infecção possa surgir ou até sintomas incômodos, como pruídos, mal cheio e coceira”, pontua a Dra. Cecília.
Confira a seguir a explicação completa dada pela ginecologista:
Continua após a publicidadeContinua após a publicidadeVer essa foto no InstagramContinua após a publicidadeContinua após a publicidadeContinua após a publicidade