Continua após publicidade

SOS Sexo: ‘Quais são as principais causas da coceira vaginal?’

Além da candidíase, há outros fatores hormonais e emocionais que podem causar coceira na região íntima

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h16 - Publicado em 4 out 2024, 19h16
V

ídeos da participante do reality show A Fazenda Raquel Brito coçando a região íntima circularam pelas redes sociais na última semana. Com a repercussão, surgiu também uma série de especulações sobre o motivo da coceira. Seria candidíase ou outra infecção? Bom, é hora de esclarecer as principais causas desse problema que afeta tantas outras mulheres longe das câmeras.

A ginecologista Juliana Teixeira disse que há diferentes fatores que podem desencadear coceira vaginal. Um deles é a alergia, que pode ser causada pelo amaciante que lava a calcinha, ou o sabonete usado no banho ou qualquer outro produto que entre muito em contato com a região íntima.

Em outros casos, a coceira é um sintoma da candidíase mesmo. Vale explicar aqui que a candidíase é uma infecção que surge a partir do desequilíbrio da flora vaginal. Nessa região, diversos microrganismos vivem de maneira equilibrada e em pouca quantidade, como lactobacilos e fungos. A infecção surge quando há a proliferação desses fungos, ou seja, aumenta a quantidade deles, o que gera incômodo, ardência, coceira e outros sintomas na região íntima. Nesta outra matéria aqui te explicamos mais sobre o assunto, além dos cuidados necessários e o tratamento.

“Pode ser também alguma doença nessa região, como o líquen, que é uma doença autoimune e que geralmente coça bastante, ou até mesmo um câncer de vulva, uma lesão maligna ou muito suspeita”, acrescenta a ginecologista.

Mulheres que estão amamentando e depois da menopausa também podem ter coceira e irritação devido a alterações hormonais. Juliana completa ainda que questões emocionais, como ansiedade, que não está necessariamente ligada à parte íntima também podem ser gerar coceira vaginal.

“Se você está passando por isso, vale a pena ir ao ginecologista investigar melhor”, aconselha a ginecologista. “E  lembre-se que cada vez que a gente coça, dá mais vontade de coçar e vira um ciclo vicioso”, finaliza.

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade