SOS Sexo: Você aprendeu muito sobre seu corpo em 2024
Fizemos uma retrospectiva de questões sobre saúde sexual, reprodutiva e sexualidade tratadas aqui na CAPRICHO neste ano

Mais um ano terminando e o SOS Sexo, da CAPRICHO, manteve seu compromisso de ser um lugar seguro e acolhedor para tirar dúvidas, derrubar tabus e ajudar a nossa galera. Ao longo de 2024, respondemos as perguntas de leitores sobre saúde sexual, reprodutiva e sexualidade com um time de especialistas. Aprendemos muito juntos, né?
Para celebrar mais um ano de trabalho e também para começar 2025 com muita informação, selecionamos ótimas perguntas respondidas neste ano. Confira a seguir!
Meninas vão ao ginecologista. Mas e os meninos?
Existe aquela ida de que meninos e homens, no geral, não costumam ir todo ano em um médico e passar por exames e avaliações – mas deveriam, viu? O que muitos ficam em dúvida é qual profissional e especialidade procurar.
Menstruação marrom e escura é normal?
A cor se dá por ser um sangue oxidado. Mas, se ocorre muitas vezes com você, é preciso procurar um especialista. Essa alteração também pode indicar uma alteração no útero que precisa ser investigada, ok?
Existe uma idade limite para perder a virgindade?
Não. O mais importante antes de transar é ter confiança de que você está fazendo aquilo por você e não por pressões externas. Existem séries que falam sobre a primeira vez de um jeito legal e sem pressão, que podem te ajudar a entender melhor como você se sente.
Como é a primeira vez com uma garota?
Em uma relação entre duas mulheres o tipo de interação das relações não muda; a prevenção, portanto, deve seguir a mesma linha: preze pela higiene (procure estar sempre com as mãos limpas, por exemplo) e use camisinha em vibradores ou outros instrumentos usados na penetração.
É verdade que o clitóris fica ereto?
Sim, é verdade. Vale lembrar que o clitóris é bem maior do que parece. É como se ele fosse um iceberg: apenas a pontinha fica visível, sendo que sua maior parte fica escondida.
Em 2025, vamos continuar aprendendo juntos sobre saúde sexual e reprodutiva, combinado? Quando você conhece seu corpo, tudo fica melhor.
Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!