A importância da representatividade negra no 5° episódio do ReeLeitura
Para o quinto e último episódio do ReeLeitura, nos debruçamos sobre a obra ''Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta'', de Elizandra Souza
O quinto e último episódio do ReeLeitura foi publicado nesta quinta-feira (13) e reforçou a importância do protagonismo e da representatividade negra em todas as esferas políticas e sociais. Para este episódio, nos debruçamos sobre a obra ”Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta”, de Elizandra Souza (@elizandra_mjiba). Além da autora do livro, participaram a médica e apresentadora Thelma Assis (@thelminha) e a artista e criadora de conteúdo Suellen Massena (@suellen.massena)
O projeto é fruto da parceria da CAPRICHO, com Instagram, Gelédes Instituto da Mulher Negra e Africanize e trouxe, nos últimos meses, obras literárias de autores negros brasileiros com o intuito de incentivar a leitura, principalmente de adolescentes.
Para a artista Suellen Massena, é preciso que as pessoas pretas ocupem o lugar de protagonismo nas suas histórias. ”Sabemos que não é de hoje que produzimos literatura nesse país. Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e tantas outras obras literárias produzidas por pessoas pretas estão aí para provar”, disse.
Aqui você pode assistir ao quinto episódio na íntegra: