Além das Fernandas: outras mães e filhas que já concorreram ao Oscar
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são a segunda dupla a concorrer na categoria principal

histórica indicação de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 não é apenas um marco para o cinema brasileiro, mas também a entrada dela e de sua mãe, Fernanda Montenegro, em um clube pra lá de seleto. Afinal, quantas duplas de mãe e filha já foram indicadas ao maior prêmio do cinema? A resposta: pouquíssimas!
Antes das Fernandas, a única dupla de mãe e filha a concorrer na categoria principal foi Judy Garland e Liza Minnelli. Garland, apesar de ter sido homenageada com um Oscar por sua atuação em O Mágico de Oz, não venceu seu Oscar competitivo. A atriz foi indicada em 1954 por Nasce Uma Estrela e em 1961 por Julgamento de Nuremberg.
Já sua filha, Liza, brilhou e levou a estatueta para casa em 1973, pelo clássico Cabaret. A artista também foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Os Anos Verdes, em 1969.
Agora, as Fernandas entram nessa estatística rara. Montenegro, indicada por Central do Brasil em 1999, entregou uma atuação inesquecível, mas acabou derrotada por Gwyneth Paltrow, em uma das decisões mais controversas da história do Oscar. Agora, 26 anos depois, Torres tem a chance de “vingar” sua mãe e trazer a primeira estatueta de Melhor Atriz para o Brasil.
Se expandirmos a análise para mães e filhas que receberam indicações tanto na categoria principal quanto em Coadjuvante, a lista cresce um pouco. Entre as dinastias hollywoodianas estão Goldie Hawn e Kate Hudson. Hawn venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 1970 por Flor de Cacto, mesma categoria em que Hudson foi indicada em 2001 por Quase Famosos. Hawn também foi indicada em 1980 ao prêmio de Melhor Atriz por A Recruta Benjamin.
Diane Ladd foi indicada três vezes ao prêmio de Coadjuvante: em 1975 por Alice Não Mora Mais Aqui, em 1990 por Coração Selvagem e em 1992 por As Noites de Rose, mesmo filme que levou sua filha, Laura Dern, a ser indicada a Melhor Atriz. Dern também foi indicada como Coadjuvante em 2015 por Livre, e venceu a mesma categoria em 2020 por História de um Casamento.
Ah, e você sabia que Janet Leigh, a famosa atriz de Psicose, é a mãe de Jamie Lee Curtis? Leigh foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante em 1961, mas não levou a melhor. A revanche veio em 2023 quando sua filha levou a melhor na mesma categoria em 2023 por Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo.
E não podemos esquecer de Isabella Rossellini, que acaba de receber sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Conclave, seguindo os passos de sua mãe, Ingrid Bergman, indicada sete vezes à premiação e três vezes vencedora.