BTS: Veja tudo o que já sabemos sobre BE, o novo álbum do grupo

O grupo de K-pop deve entregar autonomia, paixão pelo ARMY e muitas reflexões sobre a pandemia no seu próximo disco. Confira todos os detalhes!

Por Gustavo Balducci Atualizado em 30 out 2024, 23h15 - Publicado em 14 nov 2020, 10h00
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

Falta menos de uma semana para o lançamento do novo álbum do BTS. Depois de entregar o impecável Map Of The Soul: 7 no começo do ano, Map of the Soul: 7 ~The Journey~ em julho, e de fazer muito barulho com o single Dynamite, o grupo de K-pop se prepara para soltar BE, um disco inédito e cheio de surpresas.

Como não é nenhuma novidade que o septeto sul-coreano incorpore referências pessoais e externas aos seus trabalhos musicais, a CH separou tudo o que já sabemos sobre BE — e como você pode se preparar para curtir ainda mais essa nova era que começa no dia 20 de novembro. Prontos?

Como a pandemia de COVID-19 influenciou o novo álbum do BTS:

A pandemia do novo coronavírus teve influência direta sobre a criação de BE. Isso porque o grupo começou a trabalhar nele assim que a turnê mundial Map Of The Soul foi adiada em abril. A quarentena também inspirou o conceito visual do que foi apresentado até agora e deve aparecer nas letras das músicas. Segundo a agência Big Hit Entertainment, BE irá entregar uma mensagem de cura ao mundo, dizendo: “Mesmo diante desta nova normalidade, nossa vida continua.” A frase faz menção ao discurso que o BTS fez durante a Assembleia Geral da ONU de 2020.

Em entrevista à revista Rolling Stone Índia, os integrantes revelaram como o momento atual impactou todo o processo: “A pandemia inesperadamente suspendeu muitos de nossos planos originais. No entanto, nos deu a oportunidade de recuar e nos concentrar em nós mesmos, assim como em nossa música. Refletimos neste álbum as emoções que sentimos durante este período sem precedentes”, disse Jimin. “Este álbum é como uma página em nosso diário dos tempos em que vivemos atualmente. O título do álbum representa o ‘ser’ e capta os pensamentos e emoções mais honestas que estamos sentindo agora. Incluímos muitas canções calmas e descontraídas que qualquer um possa desfrutar, por isso esperamos que muitas pessoas encontrem conforto através deste álbum. Acho que este disco nos dará uma oportunidade de crescer ainda mais como artistas que podem representar os tempos atuais por meio da sua música”, completou Jin.

Autonomia e direção criativa:

BTS sempre participou ativamente do processo criativo de seus álbuns. Mas, desta vez, o grupo deu um passo adiante e assumiu também os papéis na produção geral, incluindo todo o desenvolvimento de conceito, composição e design. Em BE, cada um dos sete membros desempenhou um papel diferente durante a realização do disco. Um dos destaques ficou para V, que assina como Diretor Visual. “Neste álbum, tentamos manter tudo de forma natural, como apresentar o verdadeiro Park Jimin ou o verdadeiro Kim Namjoon. Achei que seria difícil porque é a minha primeira vez como Diretor Visual do nosso álbum, mas nossa equipe me ajudou muito, e minhas opiniões sobre programação e o conceito foram todas aceitas e estou feliz porque todos os nossos membros gostaram”, explicou o cantor.

Continua após a publicidade

Conceitos que se conectam com o ARMY mesmo com o distanciamento social:

A partir dos materiais divulgados, fica evidente o desejo do BTS de se conectar com o fandom através da música. Para driblar o distanciamento social, o grupo preparou cartões postais escritos à mão com mensagens enviadas ao ARMY. Neles, os integrantes falam sobre seu cotidiano, fazem perguntas e agradecem o carinho que recebem dos fãs. A parte mais interessante é que qualquer pessoa pode responder as cartas nas redes sociais utilizando a hashtag #TO_BTS. “Caro ARMY, quando você se sente feliz em sua vida cotidiana?”, perguntou RM em seu postal. A ação deixou todo mundo emocionado.

Depois, foi a vez dos teasers Reflection e Mirror ganharem vida. Intitulados como Reflexo e Espelho, os vídeos misteriosos publicados pelo perfil oficial do grupo brincam com a perspectiva de como os outros nos veem e também qual é a nossa própria perspectiva.

Continua após a publicidade

 

Por último, a tag #Curated_by_BTS ganhou o coração do público acompanhada de sete quartos decorados por cada integrante. Além das imagens, mensagens em áudio foram incluídas aos cômodos para expressar com exatidão os sentimentos que levaram os jovens a fazer aquelas escolhas. Princípios de design como equilíbrio, contraste e movimento, e as cores do arco-íris, dão ainda mais detalhes ao projeto. Isolados em cada ambiente, duas portas sinalizam que conexões existem independente do isolamento do social.

Vale lembrar que a primeira imagem publicada pela Big Hit mescla ares de conforto e sofisticação. Enquanto na parte superior os idols vestem terno, camisa e gravata, na inferior temos calças de pijama, chinelos e meia. Qualquer semelhança com a rotina de videochamadas na quarentena não é mera coincidência aqui.

Continua após a publicidade

A tracklist de BE promete ser intimista:

A faixa título se chamará Life Goes On, referenciando novamente o discurso do BTS na ONU sobre a pandemia. O single leva assinatura da rap line formada RM, J-Hope e Suga, e dos compositores Ruuth, Cris James, Pdogg e Antonina Armanto.

O álbum apresentará outras sete faixas, incluindo Dynamite, primeiro single cantando totalmente em inglês e que alcançou a primeira posição no HOT 100 da Billboard, a principal parada de música dos Estados Unidos. Junto da tracklist completa (também escrita à mão), a mensagem “A vida continua como um eco na floresta, como uma flecha no céu azul, no meu travesseiro, na minha mesa, a vida continua assim de novo” aparece na capa.

Continua após a publicidade

1.Life Goes On

  1. 내 방을 여행하는 법 (“Fly In My Room”)
  2. Blue & Grey
  3. Skit
  4. 잠시 (“Telepathy”)
  5. 병 (“Dis-ease”)
  6. Stay
  7. Dynamite

BE será o terceiro álbum lançado em 2020 pelo BTS. Com altas expectativas e muito amor pelo fandom, espera-se que a mensagem inspire o mundo todo a superar esse momento tão difícil. Suga estará afastado das atividades de promoção do grupo após fazer uma cirurgia no ombro. De acordo com agência, ele realizou o procedimento no dia 3 de novembro a fim de corrigir um problema de saúde, e, por isso, deverá descansar nas próximas semanas.

O que será que vem por aí?

Publicidade