Caso NewJeans: Ador se pronuncia sobre a mudança de nome do grupo para NJZ
A batalha judicial entre as artistas e a agência ganhou novos capítulos depois da alteração na identidade do quinteto

A Ador, agência subsidiária da HYBE, se pronunciou sobre o retorno de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, do NewJeans – que agora chamam o grupo de NJZ. Na última semana, as cantoras anunciaram uma nova fase musical depois do início do embate judicial envolvendo a empresa.
Em nota à CNN, a Ador afirmou que considera a decisão das artistas “lamentável”, já que as audiências para julgar o contrato de exclusividade só devem acontecer em abril. A agência também se disse disposta a receber as integrantes e seus representantes legais para resolver possíveis “mal-entendidos” e discutir planos futuros para o grupo.
Segundo veículos sul-coreanos, a Ador ainda estaria entrando em contato com meios de comunicação para pedir que o nome NJZ não fosse utilizado em matérias. A agência estaria tentando manter sua posição como gestores do grupo com cláusulas do contrato que foi encerrado pelo NJZ em novembro de 2024, mas que eles afirmam ainda ser válido.
O comunicado veio depois do NJZ iniciar um novo capítulo sem envolvimento da HYBE, trabalhando não só com um novo nome, mas também com uma nova identidade e sonoridade. “Mesmo que tenhamos que deixar nosso nome antigo para trás por um tempo, não estamos o esquecendo completamente. Não queremos fazer isso também, porque (ser o NewJeans) ainda é um período muito especial para nós e é algo que nossos fãs guardam com muito carinho” disse Hanni ao veículo.
Relembre o caso do NewJeans contra a Ador/HYBE
Tudo começou quando o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, afastou Min Hee-jin, a CEO e mente criativa por trás do sucesso do NewJeans, da Ador depois de um depois de uma investigação interna na agência.
Ela foi acusada de tentar arquitetar um plano para assumir o controle total da Ador, ainda que a HYBE detenha uma participação de 80%. Em um processo repleto de pronunciamentos e vazamento de documentos, o NewJeans se manifestou com uma transmissão ao vivo no YouTube em setembro de 2024.
“Nós tivemos uma reunião com os superiores da HYBE e expressamos nossas opiniões, mas parece que, mesmo depois disso tudo, nada que nós dissemos foi ouvido”, disse Hyein. “Eu não entendo como uma empresa que deveria nos proteger está lidando com isso dessa forma”, completou Haerin.
Na época, as cantoras apoiaram Min Hee-jin e, em novembro, anunciaram que estavam encerrando o contrato com a Ador. Em coletiva de imprensa, elas acusaram a gravadora de manipulações, maus tratos e assédio no local de trabalho.
A Ador se defendeu das alegações e processou as integrantes por quebra de contrato, afirmando que criar um novo grupo vai contra a cláusula de exclusividade do NewJeans.