CH Entrevista: ONF revela músicas favoritas e desejo de vir ao Brasil
O grupo de K-pop falou sobre o novo álbum, sua participação no reality Road To Kingdom, sua primeira vitória e planos para o futuro
Destaque entre os novos representantes do K-pop, o ONF — acrônimo para On and Off — fez sua estreia oficial em 2017 através da agência WM Entertainment. Apostando em conceitos e estilos musicais únicos a cada comeback, o grupo aprendeu a transformar criatividade e trabalho em equipe em sucesso.
“Com nosso conjunto de charmes contrastantes nós podemos demonstrar uma variedade de lados diferentes do ONF. E isso se torna ainda mais forte quando nos reunimos, até finalmente se moldar em um trunfo e estilo únicos do ONF”, disse o integrante MK à CAPRICHO. Além dele, outros cinco jovens dão vida ao grupo: Hyojin, E-Tion, J-Us, WYATT e U.
Com o aguardado lançamento de seu primeiro álbum repackage, intitulado City of ONF, o sexteto conversou com a CH e revelou detalhes sobre sua participação no reality Road To Kingdom, suas músicas favoritas e planos para o futuro. Confira:
CH: O que mudou desde a estreia do ONF em 2017? E o que vocês aprenderam nesse meio tempo?
WYATT: Nós participamos de um programa de competição logo após nosso debut e isso nos permitiu crescer muito! Tivemos a chance de aprender com os outros times e cantores enquanto praticávamos juntos para as performances. Essa experiência nos permitiu relaxar um pouco mais e curtir nosso momento no palco mais do que nunca.
CH: Vocês fizeram um excelente trabalho em Road To Kingdom. Como foi participar dessa experiência?
E-TION: Sentimos uma sensação de pressão e peso nos ombros durante todo o programa. No entanto, eu acho que passar por tudo isso nos tornou mais confiantes devido ao sentimento de realização depois de cada performance e também devido ao apoio dos fãs. Isso fortaleceu nossa união como time e nosso trabalho em equipe. Foi realmente uma experiência valiosa.
CH: E quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram durante as gravações do programa?
MK: Uma das coisas mais difíceis foi não poder aproveitar nossa apresentação junto com o fandom FUSE devido ao distanciamento social. Road to Kingdom foi uma chance para apresentarmos performances que eram diferentes do que a gente normalmente faria, mas nós ficamos tristes por não poder mostrá-lo ao FUSE pessoalmente. E essa foi a parte mais difícil, porque nós ficamos pensando em quão incrível teria sido se tivéssemos compartilhado esses momentos e tivéssemos mostrado o stage ao vivo para as pessoas.
Ver essa foto no Instagram
CH: Em 2021, durante o programa The Show, vocês conquistaram a primeira vitória da carreira com a música Beautiful Beautiful. Como vocês se sentiram naquele momento?
HYOJIN: Nós dizíamos frequentemente em nossas entrevistas que queríamos um win em um programa de música. Nós ficamos extremamente felizes, e tínhamos uma sensação irreal de pensar que isso se realizou de verdade. Percebemos que muita gente ama a nossa música e nossas performances, e ficamos determinados a mostrar músicas e performances ainda melhores, especialmente porque elas são conhecidas e porque estamos provando que as músicas do ONF valem a pena.
CH: O que esse prêmio representa para vocês?
J-US: Eu acho que foi uma oportunidade de mostrar às pessoas quem nós somos o que o ONF é. Foi também algo que nos deixou determinados a sempre lembrarmos de onde viemos e nos comprometermos a retribuir os nossos fãs com performances e músicas melhores por todo amor que recebemos.
CH: Beautiful Beautiful é uma música contagiante e libertadora, e até ganhou uma versão em inglês. Como foi criar essa música e gravar o mv?
U: Nos divertimos muito gravando, e nós ficamos cantarolando desde a nossa primeira ouvida da demo! Nós amamos tanto essa música! A acapella foi uma abordagem tão nova que nós sabíamos na hora que ela se tornaria o ponto alto da música. Pessoalmente, foi difícil para mim porque eu recebi o tom mediano da harmonia, mas eu consegui gravar bem. Já o clipe foi gravado usando tela verde porque eram muitos efeitos gráficos acontecendo. Então cada um de nós teve que imaginar como se estivéssemos no cenário do mv e ficar imersos dessa forma. Foi interessante.
CH: O álbum City of ONF reúne vários hits do ONF. Qual é a música favorita de cada um dos integrantes?
HYOJIN: A faixa que eu mais gosto é a The Dreamer. Quando nós ouvimos a demo pela primeira vez, eu achei que as letras eram simplesmente muito boas. Quando o humor muda repentinamente no final e nos leva a The Realist, eu me arrepio todo. Essa é a música que eu faço parte do coral e eu acho que é uma dessas músicas que ficam melhores a cada ouvida.
E-TION: Há uma parte em The Dreamer que diz, “Você não precisa correr, só o seu coração”. Eu acho que essas palavras confortam e animam tantos jovens pelo mundo. Eu também penso muito sobre para onde estou indo e quão rápido estou indo. E essa letra me confortou quando eu estava perdido nos meus pensamentos, então essa é a música que eu mais adoro.
J-US: Há tantas músicas boas, então a minha favorita muda com o tempo. Mas esses dias, eu acho que é I.T.I.L.U.. Essa é a música que contém a mensagem que queremos mandar para o FUSE, então eu penso nela sempre que sinto falta dos nossos fãs.
WYATT: Eu gosto de Lights On. É uma música que sinalizou nosso começo, e eu também participei na hora de escrever a letra dela. Me senti transbordando de emoção enquanto eu escrevia essa letra.
MK: A minha favorita também é Lights On. Ela apresenta a história da nossa jornada, então é uma música que está próxima do meu coração. É como um arquivo da história do ONF.
U: Eu gosto do significado que está embutido na música On-You – Interlude. Eu também gosto mesmo dos efeitos sônicos, então essa é a minha favorita de todas. Eu espero que os fãs possam ouvir essa música, superar os tempos difíceis e passar o dia com um momento de felicidade através dela.
CH: O mv de Ugly Dance já ultrapassou mais de 11 milhões de views no YouTube. Qual é a mensagem por trás desse single?
E-TION: A letra de Ugly Dance tem uma parte que diz, “Músicas de amor são cliché, há idols fatalmente atraentes demais”, que é sobre a determinação do ONF de ir contra as tendências e mostrar a nossa própria música e estilo. Nós queríamos falar sobre liberdade e entregar uma mensagem sobre ser livre de estereótipos.
CH: As coreografias do ONF também possuem um estilo próprio. Que conceito vocês gostariam de experimentar no futuro?
E-TION: Estamos trabalhando na nossa música para mostrar às pessoas as performances únicas do ONF, então nós trabalhamos duro para descobrir novos elementos para compartilhar com a audiência. Nós não paramos de trabalhar na performance até estarmos satisfeitos, e a revisamos de novo e de novo até estar perfeita. Pessoalmente, eu gostaria de fazer uma música de estação, uma música e performance que vão bem com a temporada do ano.
CH: E fora dos treinos, o que vocês gostam de fazer para relaxar?
HYOJIN: Quando as promoções acabam, nós realmente ficamos com mais tempo para descansar ou trabalhar nossas performances e vocais. Cada um de nós gosta de passar o tempo de forma diferente para descansar. Eu pessoalmente gosto de passar o tempo assistindo dramas. Eu tendo a ter muitas preocupações e pensar demais, mas assistir dramas me deixa esquecer essas coisas mesmo que por um momento. Sempre que eu fico com muitos pensamentos na cabeça, eu assisto dramas para aliviar todo o stress e as preocupações.
CH: O que vocês desejam fazer quando a pandemia acabar?
J-US: Acima de tudo, eu quero fazer um show ao vivo! Nós não pudemos estar juntos dos fãs cara a cara devido a pandemia e o distanciamento social desde o ano passado. Dito isso, eu quero encontrar o FUSE pessoalmente, interagir com eles, e performar para eles. Eu também gostaria de viajar pelo mundo e conhecer o FUSE de todos os lugares!
CH: Existem muitos fãs brasileiros ansiosos para conhecer o ONF. Podemos esperar por uma visita do grupo no futuro?
WYATT: É claro! Nós amaríamos ir ao Brasil! Nós sentimos o amor dos fãs brasileiros chegar até aqui na Coreia, então se tivermos a chance, gostaríamos muito de ir ver o FUSE brasileiro. Nós adoraríamos performar e cantar para todo mundo. Temos esperança de que o dia em que nós poderemos nos divertir juntos está mais próximo.
CH: Para finalizar, que recado o ONF gostaria de deixar para o FUSE brasileiro?
ONF: Nós somos muito gratos por todo amor e apoio que vocês nos mandam de tão longe. Apesar de não podermos nos encontrar agora, estamos sempre sentindo esse amor. Nós temos esperança de que a situação vai melhorar em breve para que possamos nos conhecer pessoalmente e para que possamos performar para todos vocês. Nós sentimos saudades e amamos vocês!
Siga as novidades do grupo ONF no Twitter e também no Instagram.