Elenco de ‘Além do guarda-roupa’ destaca importância da série

Inspirada em dramas coreanos, a produção nacional chega à HBO Max trazendo astros do k-pop e bastante representatividade

Por Gustavo Balducci Atualizado em 29 out 2024, 18h30 - Publicado em 20 jul 2023, 18h59

Se você é fã de cultura coreana, precisa assistir Além do guarda-roupa, nova série nacional da HBO Max, lançada nesta quinta-feira (20/07) no streaming. Inspirada no universo dos k-dramas, mas sem perder a originalidade brasileira, a produção narra as aventuras e dilemas enfrentados por Carol, uma jovem brasileira com ascendência coreana, interpretada por Sharon Cho, que faz sua estreia como atriz.

A trama de Além do guarda-roupa

Após perder a mãe e ser abandonada pelo pai, Carol quer manter distância de suas origens, ao mesmo tempo em que tudo relacionado à Coreia do Sul começa a ganhar popularidade, principalmente entre os colegas de escola. Trabalhando e morando com a tia, interpretada por Júlia Rabello, a personagem descobre um portal mágico dentro de seu guarda-roupa que a leva direto para o dormitório dos integrantes do ACT, o maior grupo de k-pop do momento. “Sou apaixonada por este projeto, assim como todo mundo que participou dele”, declarou Cho à CAPRICHO.

Nascida no Brasil e filha de imigrantes coreanos, ela aprendeu balé em três meses para o papel e compartilhou que, assim como aconteceu com Carol ao longo da história, se aproximou mais da cultura coreana e entende a importância de inspirar outras garotas como ela.

Vejo meu trabalho como uma oportunidade de abrir portas para outras pessoas talentosas e de origem asiática, que ainda não tiveram as mesmas chances. Minha esperança é que essa série seja apenas o começo e que as pessoas reconheçam o potencial de obras como essa. Também somos brasileiros e queremos estar na TV“, declarou a atriz. Vale pontuar que, infelizmente, sua personagem ainda é uma das poucas protagonistas asiáticas do audiovisual brasileiro.

Continua após a publicidade

Sharon Cho em cena de Além do guarda-roupa; ela está com um caderno verde escondendo parte do rosto
Além do Guarda-roupa @HBOMaxBrasil/Twitter/Reprodução

A entrega de Sharon nas filmagens também impressionou Rabello, que teve seu primeiro contato com a cultura coreana na série. “Mesmo para um ator experiente, encarar uma série desta proporção é um desafio muito grande. Ela teve que absorver muita coisa em pouco tempo. É muito bonito ver alguém se entregando dessa maneira, com tanta coragem, afirmou ela.

A cada dia que passa, eu respeito e quero conhecer mais sobre o país, porque é maravilhoso tudo o que eles estão criando. É impressionante como a música e as séries produzidas na Coreia do Sul mexem com o mundo inteiro, completou.

Continua após a publicidade

Astros do k-pop no elenco

Com cenas gravadas no Bom Retiro, bairro de São Paulo onde a maior parte dos imigrantes coreanos se estabeleceu desde a década de 1960, Além do guarda-roupa conta com a participação de Kim Woojin e Jin Kwon, dois nomes conhecidos do k-pop, que formam o grupo fictício junto com Yoon Jae Chan, Lee Min Wook. Durante as filmagens, o quarteto passou quatro meses morando no Brasil e trouxe parte de suas experiências pessoais como artistas do gênero para dar mais veracidade aos personagens.

A cultura e a comida brasileira são muito amáveis. Foi uma estadia muito confortável. As gravações também eram sempre muito divertidas, pude estudar mais e senti que tive um progresso na minha capacidade de atuação, explicou Woojin. E, para Jin Kwon, a saudade já bateu: “O que eu mais gostei e o que sinto saudades do Brasil são as pessoas e sua energia positiva.

Mas será que o grupo ACT toparia existir na vida real? “Uau! Que coisa boa seria! Mas isso vai depender do sucesso na série, brincou Woojin. Por enquanto, podemos curtir o videoclipe de VROOM, música produzida para a série:

Continua após a publicidade

Unindo forças

A representatividade também é vista fora das telas, já que parte da equipe foi composta por pessoas asiáticas.É um motivo de muito orgulho para a gente, explicou Geórgia Costa Araújo, produtora da Coração da Selva. “Paula Kim, uma das diretoras da série, sempre falava no set o quanto este projeto era importante para ela e outras pessoas da comunidade coreana.

Para Silvia Fu, líder de conteúdo roteirizado da Warner Bros. Discovery, a ideia é continuar investindo nesse segmento nos próximos anos. “Além dos k-dramas, existem outras partes da cultura coreana se relacionando muito com o público brasileiro. Então, faz sentido a Warner continuar buscando onde estão essas intersecções, pontuou. Já sobre a possibilidade de Além do guarda-roupa ganhar uma segunda temporada, a resposta é positiva: “Existe, sim, a possibilidade. Já estamos em desenvolvimento, inclusive.

Os três primeiros episódios estão disponíveis na HBO Max.

Publicidade