Ônibus pegando fogo, perrengues na CPTM e na fila para entrar no The Town
"Caótico", "desrepeitoso": reclamações do trajeto para chegar até o Autódromo de Interlagos lotaram as redes sociais
Mesmo com parceria com o Governo de São Paulo, chegar até o The Town se transformou em um verdadeiro perrengue neste sábado (2). Até quem saiu mais cedo de casa não conseguiu chegar em menos de 1h30 até o festival, que está em sua primeira edição em São Paulo e é produzido e organizado pelos mesmos donos do Rock in Rio.
Enrique Carvalho, 18, que faz parte da Galera CAPRICHO, relatou que saiu de casa às 14h30 com a intenção de chegar para o show da Urias, que começaria às 15h40. Mas ele só chegou na estação Autódromo-Interlagos às 17h. “Saí da estação Alto do Ipiranga, na linha verde e sabia que o movimento seria intenso, mas não imaginava tanto”.
Ele perdeu o show da Urias, mas disse estar empolgado ainda para acompanhar Iggy Azalea e Demi Lovato. “Quero muito ver a Demi junto com a Luiza Sonza no palco, acho que vai ser tudo.”
Pois é. E nas redes sociais não foi diferente, viu?
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A palavra que resume o trajeto e o fluxo de entrada no the town é: caótica. <br><br>Vários amigos indo e parados no trem, parados em fila pra entrar no autódromo, que não conseguem entrar porque a fila não anda… <br><br>A divulgação parecia linda sobre transporte, mas a realidade.. cruzes!</p>— mari (@marianarmelog) <a href=”https://twitter.com/marianarmelog/status/1698048695646798257?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Segundo relatos, trens da Via Mobilidade estavam sem ar condicionado e com tempo muito maior de parada, cerca de 20 minutos de intervalo entre um trem e outro. Alguns usuários alegaram que funcionários também estavam sobrecarregados e que, de modo geral, a lentidão estava acontecendo porque os trens expressos para Interlagos estavam com prioridade.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O expresso pro The Town funciona e o trabalhor q tem DIREITO ao transporte PÚBLICO que se lasque… <a href=”https://t.co/Xg7Ryuk29n”>https://t.co/Xg7Ryuk29n</a></p>— Gabriel Prates (@GabrielPrates20) <a href=”https://twitter.com/GabrielPrates20/status/1698008344168968224?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Experiência caótica pra quem optou em ir de trem pro <a href=”https://twitter.com/hashtag/TheTown?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#TheTown</a>. Em comparação os ônibus Express estão funcionando super bem. <a href=”https://t.co/yN4JtlqAiW”>pic.twitter.com/yN4JtlqAiW</a></p>— felipe (@stateoffelipe) <a href=”https://twitter.com/stateoffelipe/status/1698029568701923496?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Porém, no início da noite, um dos ônibus utilizados no Expresso The Town chegou a pegar fogo.
O serviço, que custa R$ 25, opera com os ônibus do tipo urbano – aqueles que usamos sempre por aqui, mas sinalizados apenas para o The Town.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>o onibus do express pegou fogo, meu deus! esse primeiro dia de the town está caótico. <a href=”https://t.co/BgwTtQSMNj”>pic.twitter.com/BgwTtQSMNj</a></p>— torya (@oneliefe) <a href=”https://twitter.com/oneliefe/status/1698082110395810280?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Em nota à imprensa, a Via Mobilidade informou que “um problema na rede elétrica na região de Primavera-Interlagos gerou maiores intervalos e velocidade reduzida ao longo da linha”. A operação foi normalizada por volta das 17h45.
Já a organização do The Town informou que as filas estavam começando a ser formadas desde o início do dia, mesmo com a abertura dos portões só às 14h e isso teria gerado uma demanda reprimida e um grande volume de pessoas.
O Governo do Estado liberou todas as estações do Metrô, da CPTM e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade para embarque até meia-noite e desembarque do público durante 24h.
E, anote aí: a distância entre a estação Interlagos, na Linha 9-Esmeralda, e a entrada do The Town, tem 700m e pode ser percorrida a pé em cerca de oito minutos.