Festival República da Coreia promove cultura e K-pop para fãs brasileiros

Com participação do idol Spax, o evento online organizado pela Embaixada da República da Coreia no Brasil acontece de 20 a 24 de julho

Por Gustavo Balducci Atualizado em 30 out 2024, 23h52 - Publicado em 11 jul 2020, 10h00

Depois de curtir a live Bang Bang Con organizada pelo BTS, e de assistir ao concerto online I-Land: Who Am I do (G)I-DLE, chegou a vez dos fãs de K-pop aproveitarem o inédito Festival República da Coreia, um evento organizado pela Embaixada da República da Coreia no Brasil, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de julho através do seu canal oficial no YouTube.

Com intuito de aproximar admiradores da cultura coreana e de inspirar todo mundo que sempre quis conhecer a história do país asiático cheio de tradições milenares, o festival, que dessa vez terá formato de programa de TV, promete celebrar no melhor estilo todos os conteúdos que a Coreia do Sul pode oferecer. Entre os convidados especiais, o idol Spax — que recentemente esteve no Brasil e conversou com a CH sobre isolamento e sua nova música Te Quiero Mas — é um dos nomes mais aguardados pelo público.

Respeitando o distanciamento social, o Festival República da Coreia também atenderá uma demanda antiga, que é a de atingir um público cada vez maior no país. Até 2019, os eventos da Embaixada aconteciam somente em algumas capitais brasileiras. Com a pandemia de COVID-19, porém, a estratégia precisou ser adaptada. “O que chamamos de onda coreana, que é esse movimento de difusão da nossa cultura em todo o mundo, ajuda a diminuir a distância psicológica entre os povos dos dois países, fazendo com que Brasil e Coreia se tornem vizinhos próximos. Nós acreditamos que, por meio de iniciativas deste tipo, o intercâmbio entre brasileiros e coreanos só tende a aumentar. Acredito também que, por isso, as relações bilaterais em diversas áreas como política, economia, cultura, entre outras, serão cada vez mais aprofundadas”, afirmou o Embaixador da República da Coreia no Brasil Kim Chan-woo.

Com uma programação diversificada e inclusiva, o festival online contará com eventos de gastronomia, turismo, palestras sobre educação, bolsa de estudos e cinema, além de Taekwondo e jogos tradicionais. Já no último dia, o Kpop Live Festival, um concurso de dança, vai selecionar os melhores covers de K-pop do Brasil. A curadoria do KLF é de responsabilidade do comitê de apoio à cultura coreana, o KoreaON, um parceiro da Embaixada. Vale lembrar que haverá tradução ao vivo para Libras dos dias 20 a 23 de julho. Confira a programação completa:

Segunda-feira, 20 de julho:

11h: Abertura e discurso do Embaixador.

11h às 12h: Bate-papo com Ministro da Embaixada, Sr. Lee Jang (ao vivo) sobre COVID-19 e o enfrentamento da pandemia pelo governo coreano.

Continua após a publicidade

14h às 16h: Por dentro da Embaixada — Tour virtual pela história e a estrutura da Embaixada da República da Coreia do Brasil.

Coreia pelos Brasileiros — Passeio turístico com brasileiros que visitaram o país.

Pergunte ao Embaixador — Internautas enviam perguntas.

Jogos de perguntas e respostas (cinco perguntas) — Quizz interativo.

Terça-feira, 21 de julho:

Continua após a publicidade

10h às 12h: Encontro Musical Coreia-Brasil — Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Belo Horizonte.

16h30 às 17h30: Estudei na Coreia, e depois…? — Entrevista com brasileiros, ex-bolsistas do governo coreano.

Recitação de poesias coreanas por estudantes da língua — Alunos do Instituto Rei Sejong da UnB.

Quarta-feira, 22 de julho:

10h às 11h: Momento Taekwondo — Entrevista com Le Chang Kyu, secretário geral da Confederação Brasileira de Taekwondo sobre o esporte no país e preparatórios para as Olimpíadas. Performances de: Kukkiwon, K-tigers, Taekwon Alive.

Continua após a publicidade

11h às 12h: Momento Hansik — Gastronomia coreana com pratos feitos pela chef de cozinha da Embaixada, Park Seul-gil.

14h: Momento Hallyu (ao vivo) — Entrevista com o colunista de K-pop Gustavo Balducci e a pesquisadora sobre cultura coreana Daniela Mazur.

15h às 16h: 100 anos do Cinena Coreano (ao vivo) — Entrevista com Ciro Marcondes, crítico de cinema.

Quinta-feira, 23 de julho:

10h às 11h: Momento Hanbok (ao vivo) — Oficina de roupas tradicionais (história, importância, diferentes tipos, o passo a passo de vestir + jogo tradicional).

Continua após a publicidade

11h às 12h: Amigos da Embaixada — Conteúdos produzidos pelos Amigos da Embaixada, programa para incentivar a produção de conteúdo pelos brasileiros.

14h: Momento Gugak e performances (músicas tradicionais).

16h às 16h30: Jogos de perguntas e respostas (cinco perguntas)

Encerramento: Adieu COVID-19 — vídeo em homenagem aos que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Sexta-feira, 24 de julho:

Continua após a publicidade

13h: Concurso K-pop Live Festival.

Warm-up: K-pop Djing.

Anúncio dos vencedores e encerramento da Semana da Coreia. Fechamento do evento pelo Embaixador.

Para mais informações, acesse as redes sociais da Embaixada da República da Coreia.

Publicidade