Netflix cogita checar redes sociais de atores após crise com Emilia Pérez
Streaming e equipe da atriz Karla Sofía Gascón foram criticados por não checarem postagens problemáticas a atriz antes do início da campanha para o Oscar.

ela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix, falou pela primeira vez sobre as polêmicas envolvendo o longa Emília Pérez e a atriz Karla Sofía Gascón, que podem prejudicar o desempenho do filme no Oscar 2025. O filme de Jacques Audiard tem 13 indicações na premiação.
Bajaria disse que a empresa cogita checar os posts e antecedentes nas redes sociais de novos contratados da plataforma. A declaração foi dada a Matthew Belloni no podcast The Town.
O streaming e equipe da atriz Karla Sofía Gascón estão sendo criticados por não identificarem postagens problemáticas a atriz antes da contratação ou da campanha do filme.
Bajaria disse que o episódio provavelmente deve trazer uma mudança na política interna da empresa. “Eu acho que [o episódio com Karla Sofía Gascón] está levantando questões para muitas pessoas sobre a reavaliação desse processo.”
Mas ainda se mostrou resistente ao processo. “Eu acho que você também tem que [perguntar]: vamos realmente olhar para as mídias sociais de dezenas de milhares de pessoas, todos os dias ao redor do mundo, [dada a] quantidade de filmes e TV originais e coproduções que fazemos e licenciamos? Isso levanta muitas questões sobre como isso deveria ser feito.”
Ela também lamentou o que está acontecendo com o filme para além dos tuítes de Gascón. O filme está sendo rechaçado pelo público mexicano e pela crítica por retratar uma história latina sem nenhum ator mexicano no elenco e ter sido gravado na França e não na América Latina.

“Acho que é realmente uma chatice para as 100 pessoas incrivelmente talentosas que fizeram um filme incrível”, disse Bajaria. “Levou realmente a conversa de uma maneira diferente [de] este filme incrível que Jacques Audiard — que é um diretor incrível — fez. É realmente uma chatice para muitas pessoas, como [as colegas de elenco] Zoe [Saldaña] e Selena [Gomez]. E nossa equipe de premiação fez uma campanha incrível para esse filme.”
Bajaria, ainda disse que a Netflix manteve sua decisão de adquirir o filme após sua recepção arrebatadora em Cannes, em maio de 2024. “Se você me perguntasse hoje, tudo o que eu sei, ainda compraríamos o filme”, disse ela. “Esse filme é incrível, criativo e ousado. É isso que você quer. Você quer dar esses grandes passos.”

Comentários preconceituosos e problemáticos vieram à tona depois da atriz insinuar que a equipe de Fernanda Torres, indicada ao Oscar por Ainda Estou Aqui, estaria fazendo uma campanha negativa contra Emilia Pérez. Te explicamos todo o caso aqui.
Gascón fez declarações consideradas islamofóbicas, xenofóbicas e ofensivas a diversos grupos sociais, incluindo críticas ao movimento Black Lives Matter e às políticas de inclusão de Hollywood.
Buscando minimizar o impacto negativo na campanha do Oscar, a Netflix optou por retirar Gascón de todo o material promocional do filme. Segunda a Variety, o serviço de streaming também interrompeu qualquer comunicação direta com a atriz, utilizando apenas seu agente como intermediário.
Além disso, a empresa decidiu não mais custear as viagens e estadias de Gascón para eventos da temporada de premiações, incluindo o próprio Oscar.
Caso queira comparecer, a atriz terá que arcar com todas as despesas de deslocamento, hospedagem e figurino. Essa decisão ficou evidente com a divulgação de novos materiais promocionais do longa, em que Zoe Saldaña passou a ter destaque absoluto, enquanto Gascón foi completamente excluída.