NewJeans anuncia pausa por razões ‘emocionais’ após crise com gravadora

Impedidas pela Justiça de deixar a Ador, grupo anunciou pausa temporária para respeitar decisão judicial. A gente te explica.

Por Romulo Santana Atualizado em 25 mar 2025, 12h13 - Publicado em 24 mar 2025, 12h17
D

urante uma apresentação realizada no último domingo (23), em Hong Kong, o grupo de k-pop NewJeans anunciou uma pausa no projeto de retorno do grupo por motivos “mentais e emocionais” após crise com a gravadora.

Na última semana, a briga judicial entre o NJZ e a Ador, gravadora do grupo, ganhou um novo capítulo. A justiça na Coreia do Sul decidiu que a empresa deve ser responsável por decidir os próximos passos do grupo e, por isso, as meninas não podem continuar com seu projeto de relançamento.

MinjiHanniDanielleHaerin e Hyein pretendem recorrer na justiça para reverter essa situação e anunciaram isso durante o primeiro show como NJZ, durante o festival ComplexCon Hong Kong.

Depois de apresentarem Pit Stop, single de lançamento, as meninas leram uma carta que expõe o que tem acontecido nos bastidores.

Continua após a publicidade

“Este palco significa muito para nós e para cada um de vocês que nos dá força só por estar aqui. É muito difícil para nós dizer isso, mas esta pode ser nossa última apresentação por um tempo. Por respeito à decisão do tribunal, decidimos pausar todas as nossas atividades por enquanto. Não foi uma decisão fácil, mas acreditamos que isso é algo que precisamos fazer neste momento”, disseram.

As integrantes ainda explicaram que “por enquanto, estamos apenas dando um passo para trás para fazer uma pausa, respirar e reunir nossos corações e nós mesmos antes de seguir em frente” e que “por mais fortes que estejamos tentando continuar, isso está honestamente nos afetando mental e emocionalmente.”

Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, do NewJeans, em nova campanha da Calvin Klein
Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, do NewJeans, em nova campanha da Calvin Klein Foto: Oliver Hadlee Pearch/Divulgação

O NewJeans enfrenta uma batalha legal com a Ador, sua gravadora. Na última sexta-feira (21), o grupo foi impedido de cortar laços com o selo e, com isso, não poderia se envolver em atividades comerciais sem o consentimento da gravadora.

Continua após a publicidade

Elas acusaram a gravadora de assédio no local de trabalho, bem como manipulação e maus-tratos. 

Recentemente, Danni desabafou sobre suas experiências na indústria musical em uma live nas redes sociais. Ela fez críticas ao sistema de trainee para idols, destacando comportamentos problemáticos que muitos iniciantes enfrentam durante a rotina intensa.

No relato, a artista contou que se sentia vigiada durante a etapa em que passou por treinos de canto, dança, atuação, línguas, entre outros e  ressaltou que precisava avisar quando queria ir ao banheiro e que teve que enviar fotos do que comeria para que as refeições fossem aprovadas por superiores.

Leia a carta completa abaixo:

“Este palco significa muito para nós e para cada um de vocês que nos dá força só por estar aqui. É muito difícil para nós dizer isso, mas esta pode ser nossa última apresentação por um tempo. Por respeito à decisão do tribunal, decidimos pausar todas as nossas atividades por enquanto. Não foi uma decisão fácil, mas acreditamos que isso é algo que precisamos fazer neste momento”, disseram.

Continua após a publicidade

Honestamente, sabíamos desde o começo que essa jornada não seria fácil e, embora aceitemos a decisão do tribunal e todo esse processo, tivemos que falar para proteger os valores em que acreditamos, e essa foi uma escolha da qual não nos arrependemos nem um pouco. Certamente acreditamos que defender nossa dignidade, nossos direitos e tudo com que nos importamos profundamente é algo que tivemos que fazer, e essa crença não mudará.

Entendemos e sabemos que as notícias de hoje podem ser decepcionantes ou perturbadoras, mas também não foi uma decisão fácil para nós tomarmos. Mas, no momento, para nós, é sobre nos proteger para que possamos voltar ainda mais fortes.

Tivemos que passar por muita coisa… coisas que realmente só nós conhecemos. Mas mesmo [através] de tudo isso, há tantas coisas que queríamos compartilhar com vocês e tantos planos divertidos que estamos animados para anunciar. Mas agora, no entanto, parece muito difícil continuar nesse ritmo, e por mais fortes que estejamos tentando permanecer, isso honestamente nos custou um pouco de esforço mental e emocional. No entanto, isso não significa que vamos desistir. Continuaremos avançando, não importa o que aconteça, e vir para Hong Kong e receber todo esse amor e apoio de vocês na ComplexCon nos deu muita força.

Agora, nossos corações estão um pouco desgastados, e parece um pouco difícil continuar nesse ritmo. Mas isso não significa que vamos desistir; vamos continuar. Com essa decisão que tomamos, estamos respeitando a decisão do tribunal e, por enquanto, estamos apenas dando um passo para trás para fazer uma pausa, respirar e reunir nossos corações e nós mesmos antes de seguir em frente.

Continua após a publicidade

A todos que acreditaram em nós e nos apoiaram em tudo, do fundo dos nossos corações, obrigado. Nós os amamos muito, muito, muito, muito, e não conseguimos expressar o quanto somos gratos. E prometemos que, não importa as circunstâncias, nos encontraremos novamente em breve.”

Você gostaria de entender tudo que aconteceu nesse caso? A CH já fez um resumão explicando como tudo começou e o que motivou as integrantes do NJZ a entrarem em uma disputa com a sua gravadora, clique aqui.

Publicidade