Porque não consigo gostar do BeReal, a rede social do momento

Apesar da popularidade, não consegui me adaptar a proposta "espontânea" do aplicativo

Por Djenifer Dias Atualizado em 30 out 2024, 15h28 - Publicado em 14 out 2022, 15h34
Imagens do aplicativo BeReal
Imagens do aplicativo BeReal Reprodução/Reprodução

Você provavelmente já deve ter visto por aí que a nova febre do momento é a rede social BeReal, com a proposta de ser o lugar para quem gosta de espontaneidade e verdade, ela vem agradando muita gente.

No aplicativo, você recebe notificações de quando deve postar algo novo e ao fazer o clique ele mostra o ângulo das duas câmeras do celular, tanto a frontal quanto a traseira. Caso você não consiga postar no momento que receber o aviso, você pode subir o conteúdo depois, mas todos irão saber que você não fez aquilo na hora “certa”, o que passa a sensação de que você “burlou” as regras.

Diferente da minha colega de redação, Anny Caroline, eu não consegui me adaptar ao BeReal.

Imagens do aplicativo BeReal
Imagens do aplicativo BeReal Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

O BeReal não é pra mim…

Eu não consegui gostar do BeReal, apesar da premissa ser boa e a ideia de estar em uma rede social na qual número de seguidores não importa e você só faz conexões e vê conteúdos de quem te aceita e também os compartilha, e claro, todo o lance de sermos mais verdadeiros… O que mais mexe com a minha saúde mental ao utilizar uma rede social é a pressão para produzir conteúdo e no BeReal ela não diminui.

Muito pelo contrário, quando você menos espera uma nova notificação chega alertando que está na hora de você “ser de verdade“. Durante uma semana, período pelo qual eu utilizei o aplicativo, me vi recebendo o aviso de que deveria postar um novo conteúdo em momentos que eu não estava bem emocionalmente, usando o banheiro ou simplesmente quando eu estava me sentindo feia e com zero vontade de aparecer. A pressão de ter que publicar naquele momento ou caso eu publicasse depois todos saberiam que eu “falhei” na proposta de ser real, não me fez bem.

Djenifer Dias, estagiária de redes sociais da Capricho, sobre BeReal
Djenifer Dias, estagiária de redes sociais da Capricho, sobre BeReal Djenifer Dias/CAPRICHO
Continua após a publicidade

Se você não posta, você não pode ver os conteúdos dos seus amigos. Então, eu me vi em uma rede social que me aprisionava mais ao fato de ter que produzir conteúdos do que qualquer outra. Ao ponto de eu não poder nem ao menos interagir em publicações que poderiam me fazer sentir melhor, pelo simples fato de eu não ter conseguido postar algo.

Ao completar uma semana, eu decidi deletar o aplicativo e foi a melhor escolha para mim.

E você? Já testou a rede social? 

Publicidade