Analisando cada faixa de Reputation, novo álbum da Taylor Swift
A cantora lançou o disco nesta sexta, 10.
Foram três anos de espera entre 1989 e Reputation, então é óbvio que, quando o álbum finalmente foi lançado nesta sexta-feira (10/11), os swifties (nós inclusos) começaram a fazer o que fazem de melhor: investigar a história e analisar a letra de cada música da Taylor Swift.
Como muitos fãs disseram após as secret sessions, o álbum realmente conta uma história: ele vai da parte mais dark – uma Taylor vingativa, que admite que errou, mas não se sente culpada – até uma parte leve – com Taylor escrevendo sobre estar apaixonada praticamente pela primeira vez. (Inclusive a cantora confirmou que o álbum realmente foi pensado assim, do mesmo jeito que seu Instagram, que começou com vídeos de cobras e terminou com fotos dela pintando e de suas gatinhas).
Nesse quadro, …Ready For It?, End Game (feat. Ed Sheeran and Future), I Did Something Bad, Don’t Blame Me, Look What You Made Me Do, Getaway Car e This Is Why We Can’t Have Nice Things se encaixam na parte mais dark, enquanto Delicate, So It Goes…, Gorgeous, King Of My Heart, Dancing With Our Hands Tied, Dress, Call It What You Want e New Year’s Day são as letras leves e apaixonadas. Vem analisar cada uma delas:
1. …Ready For It?
Taylor já começa o álbum perguntando se “estamos prontos”. Tem jeito melhor? A música é sobre um novo relacionamento, provavelmente Joe Alwyn, mas o clipe também dá a entender que essa é a música em que a “velha Taylor” morre, e a nova assume seu lugar. A gente fez uma análise completa da música aqui e do clipe, aqui.
2. End Game (feat. Ed Sheeran and Future)
Na única parceria do álbum, Taylor Swift, Ed Sheeran e Future cantam sobre conhecer uma nova pessoa e querer que ela seja sua para sempre, mas ter a “reputação” como um certo impedimento. “Ah, você já ouviu sobre mim. Eu tenho grandes inimigos”, Taylor canta. O melhor verso fica por conta de “I swear I don’t love drama, it loves me” (Juro que não amo drama, ele que me ama).
3. I Did Something Bad
Uma das mais amadas pelos fãs e com muitas chances de ser o próximo single do Reputation, I Did Something Bad é uma das músicas mais diretas do álbum. Nela, Tay fala que brinca com as pessoas, assim como as pessoas brincam com ela. “Eles dizem que eu fiz algo ruim, mas por que parece tão bom?”, explica bem a vibe da música.
Pode ser geral, mas um verso relembra a treta de Tay com Calvin Harris. “But if he drops my name, then I owe him nothin’ and if he spends my change, then he had it comin'” (Se ele “esquece” meu nome, então não o devo nada e se ele gasta meu “troco”, então ele merecia). Tay co-escreveu This Is What You Came For, mas não recebeu os créditos (e, provavelmente, nem o lucro) da música até divulgar a info, quando eles terminaram.
“If a man talks shit, then I owe him nothing” (Se um homem fala m*rda, então eu não devo nada a ele) é provavelmente o verso mais icônico da música.
4. Don’t Blame Me
Em relação a letra e melodia, Don’t Blame Me é provavelmente a melhor composição do álbum. Nela, Tay fala sobre sua “antiga reputação” de namorar caras mais velhos e partir corações, mas mostra que algo mudou e agora está “viciada” em um novo cara. A melodia é diferente de tudo que ela já fez antes e tem uma vibe superpoderosa.
5. Delicate
A primeira música mais leve e romântica do álbum. Tay sabe que sua reputação está péssima, e por isso valoriza ainda mais o fato de Joe Alwyn gostar dela. “Minha reputação nunca esteve pior, então você deve gostar de mim, por mim”, ela canta. Ao mesmo tempo, ela ainda está cuidadosa com a relação: “Tudo bem eu dizer tudo isso? É ok você estar na minha cabeça?”.
6. Look What You Made Me Do
Nem precisamos falar muito, né? O primeiro single de Reputation é dark, poderoso e cheio de referências. Dá uma olhada na análise completa que fizemos da música e do clipe.
7. So It Goes…
É interessante que o álbum passa de LWYMMD para So It Goes… É como se ela dissesse que “ok, dá para ter uma vida e ser feliz após tudo o que aconteceu.” É a grande transição das duas partes do álbum. A música é sobre o começo da relação com Joe (estamos sempre falando Joe, porque Tay contou que todas as músicas românticas do álbum são sobre ele, ok?). Ela fala de primeiro encontro, primeira vez sendo vistos juntos e as primeiras sensações do relacionamento.
“You know I’m not a bad girl, but I do bad things with you” (Você sabe que eu não sou uma garota má, mas eu faço coisas más com você). Em várias músicas do álbum, Tay mostra uma versão sua mais safadinha. Esperem até Dress pra ver.
8. Gorgeous
Outra que a gente já conhece bem. Gorgeous fala sobre a primeira vez que Taylor viu o boy. Ela tentou ignorá-lo e fingir que ele não estava ali (na época ela ainda estava namorando), mas já sentiu uma atração de cara. “Eu tenho um namorado, ele é mais velho que nós. Ele está na balada, fazendo não sei o quê”. Namorado na balada só pode ser Calvin, já que ele é DJ. “Mais velho que nós” indica que o boy é mesmo Joe, já que Tom Hiddleston é mais velho que Calvin. Ou seja, Taylor conheceu Joe antes do namoro com Tom no meio de 2016.
9. Getaway Car
Outra favorita dos fãs. Getaway Car (carro de fuga) é uma metáfora que Taylor usou para descrever o fim de uma relação, provavelmente com o Calvin Harris. Na canção, Tay fala que “queria deixá-lo”, mas “precisa de uma razão.” Nos próximos versos, ela diz “ele estava correndo atrás de nós, mas com nós três é um espetáculo e um circo não é uma história de amor, agora nós dois estamos arrependidos”. A razão, então, que ela achou pra terminar com Calvin teria sido Tom Hiddleston e eles seriam o “nós três” da música.
Ou… ela terminou com o Tom e a terceira pessoa do quadro já seria o Joe. Quais são seus palpites?
10. King Of My Heart
King of my Heart tem Joe Alwyn em quase todos os versos. Olha só:
“Salute to me, I’m your American Queen” – salute é uma referência a como os britânicos devem reverenciar a Monarquia. Joe é britânico. Ele já tem uma rainha britânica, Elizabeth II, então Tay pede pra ser a “rainha americana” dele.
“‘Cause all the boys and their expensive cars with their Range Rovers and their Jaguars” – sem muitas explicações, Calvin Harris tem uma Range Rover e Tom Hiddleston, um Jaguar.
Na música, Taylor também menciona estar aceitando a vida de solteira quando ele aparece na vida dela e “cura seus ossos quebrados”. Muito amor <3
11. Dancing With Our Hands Tied
Mais Joe, sim! Na letra, Tay fala sobre ter muito medo de uma relação acabar, mas ela estar continuando, mesmo assim: “As pessoas começaram a falar, controlando nossos passos. Eu sabia que ninguém no mundo conseguiria lidar, eu tinha um pressentimento ruim, mas nós estávamos dançando com as mãos amarradas”. Dançando com as mãos amarradas é provavelmente uma metáfora para o tempo que Joe e Taylor namoraram escondido, sem a mídia saber. “25 anos, como você poderia saber?” (Joe tinha 25 anos quando conheceu Taylor, e “como você poderia saber?” é sobre toda a fama e comentários que rolam quando alguém a namora).
12. Dress
Lembra que o álbum mostra uma Taylor mais sexy e diretona? Essa música é a prova disso. Em Dress, ela canta que “apenas comprou esse vestido para que você pudesse tirá-lo”. Vamos deixar por aí. hahaha
13. This Is Why We Can’t Have Nice Things
Você quer afronte, @? Em TIWWCHNT, Taylor praticamente escreve Kanye na letra, quer ver? “Então por que você teve que estragar tudo?Estou incrédula, estou fechando os portões”, “Foi tão legal sermos amigos de novo. Lá estava eu, te dando uma segunda chance. Mas você me esfaqueou pelas costas enquanto me cumprimentava. E aí está o problema, amigos não tentam te enganar, não te ligam e tentam mudar sua cabeça e, então, eu acabei levando um machado para uma cerca vedada”, “mas eu não sou a única amiga que você perdeu recentemente” (referência a Jay-Z).
14. Call It What You Want
A grande mudança de Taylor. Aqui ela fala claramente: aconteceu tudo isso, “meu castelo desmoronou”, “todos estão me chamando de mentirosa”, “ninguém ouve de mim há meses”, mas “eu estou melhor do que nunca”. A primeira das duas baladas que fecham o álbum.
15. New Year’s Day
Em uma entrevista recente, Taylor contou que o álbum é cronológico e termina onde ela está agora. Na mesma entrevista, ela também contou que New Year’s Day é uma música que fala, não sobre a pessoa que te dá o beijo na virada do ano, mas a pessoa que está te ajudando a limpar a bagunça da festa no dia seguinte. “Eu quero suas meias-noites, mas estarei limpando garrafas com você no dia de Ano Novo”.
E agora, qual sua música favorita em Reputation, hein?