Ativistas invadem desfile da Coach na NYFW com mensagem ‘couro mata’

Manifestantes da PETA surgiram com corpo pintado e cartaz contra o uso de couro de animais nas peças da grife

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 18h20 - Publicado em 8 set 2023, 18h57

O que era para ser um desfile luxuoso, se transformou em uma confusão. Durante desfile da marca Coach na Semana de Moda de Nova York (NYFW), nesta sexta-feira (8), manifestantes da PETA (Pessoas a favor do Tratamento Ético para os Animais, em tradução livre) – organização internacional independente pelos direitos dos animais – surgiram entre modelos com o corpo pintado e um cartaz que dizia “Coach: Couro mata”.

Em comunicado oficial divulgado em seu site, a PETA afirmou que sua intenção foi “criticar a marca por sua crueldade com as vacas e sua dependência de produtos de couro ambientalmente destrutivos” e que a organização mostrou à Coach “como realmente é uma passarela não-vegana”, referindo-se à pintura no corpo de uma das ativistas, mostrando apenas músculos.

O desfile aconteceu na Biblioteca Pública de Nova York; vídeos do momento mostram que, ao lado das modelos, uma das ativistas entra no centro da passarela com uma pintura corporal que reproduz um ser humano sem pele, apenas com músculos e tendões, com a frase “Coach: couro mata” escrita no peito.

Logo atrás, outra ativista – vestida de forma semelhante às modelos – surge segurando um cartaz com a mesma mensagem. Imediatamente, um agente de segurança a carrega para fora da passarela. O momento viralizou nas redes sociais:

@dailymail

PETA supporter crashes the Coach runway as New York Fashion Week kicks off #fyp #NYFW #NYC #PETA #runway #fashionweek #activist #coach #gatecrasher #protest

♬ original sound – Daily Mail

Continua após a publicidade

No vídeo também é possível ver a reação das pessoas na passarela e grandes nomes da moda como Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana, que acompanhavam o desfile da marca.

PETA ainda afirmou que a performance foi “espetacular” e “chamou a atenção, lembrando as pessoas presentes que o couro [utilizado pela marca] é roubado de vacas, animais sensíveis que não merecem ser mortas para a produção de itens de luxo”.

“Os consumidores conscientes de hoje sabem que o futuro da moda está em materiais veganos inovadores, e não na pele das vacas”, afirmou Tracy Reiman, vice-presidente executiva da organização. “A PETA está agitando a passarela da Coach para transmitir a mensagem de que o couro pertence aos anais da história, não às coleções atuais dos designers.”

Publicidade