Figurino de Garota do Momento resgata história com looks que são um chuá
Paula Carneiro, figurinista da novela, conta o que está por trás das roupas que retratam o ano de 1958 no Brasil

quase impossível você ainda não ter sido impactado por Garota do Momento. A novela das 18h da TV Globo conquistou o público com um enredo cativante e um elenco jovem que promete ser a nova geração de grandes atores brasileiros. Como uma verdadeira imersão na década de 50, para além das expressões e gírias antigas, os figurinos se destacam com elementos e referências da época.
Paula Carneiro, figurinista responsável por criar os guarda-roupas das personagens, revela, em entrevista exclusiva à CAPRICHO, o processo e os segredos por trás dos looks da novela.
“A gente recebe o texto da autora, Alessandra Poggi, que fala um pouco do perfil dos personagens da novela, lemos alguns capítulos e, a partir daí, começamos a traçar esse desenho de figurino de cada um”, explica.
Segundo ela, o mais importante é definir o perfil de cada personagem e imaginar o que faz sentido na história. A figurinista dá exemplo de Bia, a antagonista interpretada por Maisa, e conta que as roupas precisavam fazer sentido com uma menina que morou nos Estados Unidos. Enquanto isso, tecidos vaporosos e fluidos seguem o romantismo de Celeste (Debora Ozório), e Eugênia (Klara Castanho) prefere peças coloridas e estampadas para mostrar sua autenticidade.

Com experiência em novelas de época, Paula também afirma que, além das pesquisas tradicionais em filmes, séries e internet, ela busca um retrato mais real dos comportamentos e roupas das décadas passadas através de fotografias de família. Assim, elabora um moodboard para cada personagem que precisa ser aprovado pela direção.
“No caso de uma novela de época, é preciso que a gente visite brechós e muitas feiras, e até mesmo lojas contemporâneas, porque às vezes a gente acha uma peça contemporânea que pode servir para a época mudando alguma coisa, como o volume da saia”, comenta.

Mais do que os looks vistos na televisão, cada personagem tem seu próprio guarda-roupa completo, que vai desde calcinha, sutiã e anáguas a sapatos, vestidos e ternos. Paula Carneiro diz que, durante a prova de roupa, os atores costumam chegar com novas ideias e que, ao longo da trama, os figurinos vão mudando junto com o desenvolvimento.
Também é preciso acompanhar o que aconteceu no Brasil e no mundo em 1958, ano retratado em Garota do Momento. “Os anos 50 são os ‘anos da beleza’. É o momento pós-Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres tinham que trabalhar e lidar com a escassez de alimentação e tecido. Depois da guerra, volta o fascínio pela superfeminilidade – que começou com Christian Dior no final da década de 40 – com cintura marcada, saia rodada e, quase dez anos depois, formas mais retas”, analisa.

Bia e Beatriz também chamam atenção com seus figurinos opostos. A personagem de Maisa é um ícone fashion, como uma patricinha da época que, por ter morado nos Estados Unidos, é mais antenada nas tendências e marcas da moda. Já Beatriz, interpretada por Duda Santos, resgata uma certa latinidade com cores quentes, babados e manualidades.
“Não tinha nenhuma referência de uma menina negra usando uma saia da época. A gente queria que ela tivesse uma personalidade muito marcante, e o desafio foi muita pesquisa. A roupa tem que ter uma força porque a personagem é forte”, reflete a figurinista.

O processo de criação e intervenção em peças garimpadas também fez parte de um momento icônico da novela. Com referência à música Biquíni de Bolinha Amarelinho, da banda Blitz, Ana Maria (Rebeca Carvalho), gerou comentários por usar um biquíni de duas peças, considerado ousado para a época.
“Foi intuitivo, na verdade. Quando a Alessandra escreveu que ela ia para praia com um biquíni de duas peças, eu falei: ‘Gente, vamos colocar um biquíni de bolinha amarelinho na Ana Maria’. A gente garimpou e tingiu assim”, conta. “Eu tenho um olhar mais disruptivo para a moda e gosto de colocar meu lado artístico para fora, então, às vezes, trago uma discussão da época”.
O nome da personagem é Ana Maria e está vestindo um biquíni de bolinha amarelinho bem pequenininho que mal cabia na Ana Maria. A PERSPICÁCIA DISSO.#GarotaDoMomento
pic.twitter.com/Q793L2iwAV— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 12, 2024
O trabalho de Paula Carneiro faz um cruzamento interessante ao resgatar figurinos de outras novelas, como Além da Ilusão. Em Garota do Momento, as personagens fazem referência à outra produção de Alessandra Poggi, que foi protagonizada por Larissa Manoela, ao falarem sobre os vestidos da estilista fictícia Dalva Miranda.
“Esse vestido é modelo exclusivo da Dalva Miranda.” #garotadomomento pic.twitter.com/QgLorBto3B
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 4, 2025
A figurinista ainda menciona o carinho do público com os looks de Eugênio e Violeta, personagens de Além da Ilusão que fizeram uma participação na novela atual. Para o momento, ela precisou resgatar os óculos usado pelo ator anos antes e o broche que aparecia em uma cena especial.
“Dalva Miranda é um sucesso. Ela já tem duas meninas, a Elisa em homenagem a irmã e a Catarina. Acabou de descobrir que tá grávida do terceiro filho” (Violeta)
“Que venha um menino” (Eugênio)
“Que venha o que tiver de vir” (Violeta)ELES NÃO MUDAM NADA QUE SABOR #GarotaDoMomento pic.twitter.com/JwTFQQiAPH
— alex dunphy barbosa. (@thkalinda) January 22, 2025
Os sapatos de salto baixo com meias altas, as luvas de renda, saias rodadas e até os biquínis fazem o maior sucesso e conquistam os fãs de Garota do Momento. Assim, Paula Carneiro torna cada personagem mais memorável, deixando os looks um chuá!