LED se inspira na paixão pelas novelas brasileiras em desfile na SPFW
Com um programa de TV próprio inventado, a marca brinca com referências televisas em coleção de amor à cultura nacional

omo as pessoas se vestiriam para um programa da LED TV? Célio Dias, um dos diretores criativos da marca, revelou à CAPRICHO que essa foi a pergunta que norteou as referências para a criação da coleção “Brasil Show”, desfilada na noite desta quarta-feira (9) na São Paulo Fashion Week N59.
Ao criar o universo fictício da LED TV e do programa “Brasil Show”, Dias e Cleu Oliver, também diretor criativo da marca, instigam o público a se ver dentro das telinhas, em especial com o auxílio da trilha sonora do desfile, que contou com trechos da música “Brasil”, de Gal Costa, abertura da novela Vale Tudo, falas da personagem Lola, de Beleza Fatal, e até do bordão “Brasiiiill”, de Gil do Vigor, participante do Big Brother Brasil 21.
Para o estilista Célio Dias, “a LED é muito sobre diversão”, e isso se traduz nas cores vibrantes e estampas que preenchem toda a composição vestidas pelos modelos, das camisas, bolsas, meias, casacos, até aos vestidos.
Estampas como o poá e a oncinha, esta inspirada nas grandes novelas, ocupam posição de destaque, mas são as listras, já conhecidas da marca, que são apresentadas de formas variadas, boa parte no preto e no branco. Um detalhe que chamou a atenção foram as versões finas e coloridas presentes em uma camisa e em uma manga comprida de tulê – no contexto da coleção, é inevitável relacionar as cores com a imagem de listras que aparecia nas televisões antigas ao saírem do ar.

A marca também brinca com as listras ao trazê-las em padronagens formadas a partir de linhas de malha soltas trançadas no preto e no branco, que dão movimento a blusas e vestidos, e mesclam para o cinza. A malha, além disso, também ganha um espaço especial ao ser o componente de bolsas com longas franjas.
“Brasil Show” converge em referências das novelas e das ruas e apresenta uma coleção lúdica, que pode estimular a identificação em quem o assiste ao transmitir sua identidade visual e sua tendência em peças e combinações que possam ser replicadas.

Os momentos mais identificáveis foram aqueles em que os modelos surgiam na passarela segurando bolsas, tênis e um Kindle nas mãos, como se estivesse a caminho do trabalho. Coincidentemente, ou não, esse mesmo reconhecimento com a vida popular é um dos fatores que torna as novelas tão significativas ao público brasileiro.

A inspiração nas novelas esteve ainda mais presente na beleza, que, segundo Maurício Pina, responsável pelos cabelos, segue na linha do “vale tudo nos cabelos, vale tudo nas tendências”.
Pina explica que a principal preocupação foi “respeitar o estilo de cada pessoa”. Modelos com a curvatura crespa ficaram com ainda mais volume, inspirados em personagens de novelas dos anos 1980; já os ondulados foram mais marcados, remetendo à beleza dos anos 30, 40 e 50.
O destaque maior nos cabelos foram os anéis colocados nos modelos com tranças, que conferiram um brilho especial na passarela. Ornamentar e ampliar os fios pessoais de cada pessoa foi um trabalho de “decorar a etnia de cada um e fazer com que se sentissem como reis e rainhas. A gente está respeitando essa individualidade de cada pessoa e de cada estilo”, afirma Pina.

Na maquiagem, a consultora de imagem Chloé Gaya buscou uma beleza de novela, com a pele levemente matte e mais limpa, com pontos estratégicos de brilho para destacar os modelos.
“As têmporas vêm acompanhadas de um blush mais alto também, em cima do osso zigomático – nas maçãs do rosto –, e, na boca, há a finalização com o gloss para dar esse ponto de brilho”, explica a maquiadora.
Ela explica que a concepção da beleza caminhou “da TV para a passarela, da passarela para a rua, da rua para a TV, da TV para a rua” e, na maquiagem, ela entende como os cílios postiços são muito presentes culturalmente e não poderiam ficar de fora. “Diziam por aí que os cílios iam ‘cair’ [de moda], mas aqui não, porque a gente vê que é uma coisa muito forte da cultura do Brasil. As mulheres amam cílios de modo geral”, brinca Gaya.

Em entrevista à CH no backstage, Célio Dias confirmou que sua novela preferida é Vale Tudo, o que foi revelado durante o desfile. Uma das camisetas com estampa cômica da marca replica a estética do título da novela com o escrito “Vale Nada”, enquanto outra imita o logo dos Correios com o escrito “Correria”. Ao final do desfile, é difícil não querer ser um funcionário da LED TV também.