Bernie Sanders ‘invade’ show de Clairo e fala à galera jovem contra Trump
Durante o Coachella, atual senador por Vermount, disse que juventude 'precisa se levantar e lutar pela justiça social'.

ernie Sanders, senador e uma das figuras mais proeminentes da esquerda nos Estados Unidos, fez uma aparição surpresa no show da Clairo no Coachella e passou um recado para a juventude no palco. Ele fez um discurso improvisado e chamou a atenção para a necessidade de se posicionar contra as políticas implementadas pelo governo de Donald Trump.
“Este país enfrenta desafios muito difíceis, e o futuro da América depende da sua geração”, disse Sanders, de 83 anos, segundo o The New York Times. “Vocês podem ignorar o que está acontecendo, mas, se o fizerem, será por sua conta e risco. Precisamos que vocês se levantem e lutem por justiça — justiça econômica, social e racial.”
Ele subiu ao palco apresentado por Maxwell Frost, eleito para o Congresso pela Flórida em 2023. Ele é um político e ativista americano que se destacou como o primeiro membro da Geração Z eleito para nos Estados Unidos. Sua trajetória é marcada por engajamento precoce em causas sociais e políticas públicas.
Ao lado de Frost, o senador ainda falou sobre desigualdade econômica, necessidade de acesso universal à saúde, dos efeitos das mudanças climáticas e do ataque aos direitos reprodutivos, criticando indiretamente a administração de Trump.
Quando mencionou o “presidente dos Estados Unidos” em seu discurso, a multidão reagiu com vaias, ao que Sanders respondeu com um seco “Concordo”, arrancando aplausos e risos do público.
Ele também fez questão de elogiar Clairo, destacando seu ativismo, especialmente na defesa dos direitos das mulheres e na oposição à guerra em Gaza.
“Estou aqui porque Clairo usou sua influência para lutar pelos direitos das mulheres e para tentar acabar com a guerra brutal em Gaza, onde milhares de mulheres e crianças estão sendo mortas”, afirmou.

Talvez você esteja se perguntando, leitor e leitora de CAPRICHO: por que Sanders apareceu no show de Clairo? Em 2016, ele foi um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo partido democrata.
Mas, no final, o partido optou por escolher Hillary Clinton para concorrer. Naquele ano, Hillary perdeu a eleição para Donald Trump. Em 2020, ele se reelegeu senador e segue na vida política atuando como congressista.
Mas a participação do senador no show de Clairo não foi à toa: ela faz parte de uma extensão de uma ação protagonizada por ele chamada Fighting Oligarchy (Lutando contra a oligarquia, em tradução livre), que busca mobilizar jovens contra o que ele chama de domínio do país pela elite bilionária.
A escolha de Coachella como palco para esta fala também não foi aleatória: o festival atrai um público jovem, diverso e culturalmente engajado, exatamente o perfil que Sanders busca alcançar.
“A geração mais jovem tem de ajudar a liderar a luta para combater as alterações climáticas, proteger os direitos das mulheres e construir uma economia que funcione para todos, e não apenas para alguns”, escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter).
Thank you, Coachella.
I enjoyed introducing the great @clairo tonight.
These are tough times.
The younger generation has to help lead in the fight to combat climate change, protect women’s rights, and build an economy that works for all, not just the few. pic.twitter.com/8sGvKAuNYY
— Bernie Sanders (@BernieSanders) April 13, 2025
No entanto, a presença de um político em um espaço tradicionalmente feito para diversão e contato com artistas gerou reações mistas da galera presente no festival.
Enquanto muitos vibraram com o discurso — cânticos de “Bernie, Bernie” ecoaram ao fim de seu discurso —, outros, especialmente nas redes sociais, ironizaram a participação, dizendo que não faz sentido ele pedir por “justiça social” em um festival com ingressos que chegam a custar US$ 600 (aproximadamente R$ 3.500). Em contrapartida, comentários elogiosos apontam que esta foi uma boa estratégia para alcançar visibilidade para o tema.
Assista à participação completa de Bernie Sanders:
This country faces some very serious challenges.
You can turn away and ignore them. But you do so at your own peril.
Now is the time for all of us to come together in the fight for justice. pic.twitter.com/ui302jcA7q
— Bernie Sanders (@BernieSanders) April 13, 2025