Jovem reage à importunação sexual em trem de SP e vídeo viraliza
Vídeo no TikTok gerou repercussão e mostra que muitas outras meninas e mulheres passaram pela mesma situação.

U
ma jovem de 20 anos estava estudando durante sua viagem de trem, da CPTM, na Grande São Paulo, quando sentiu um homem em pé ao seu lado esfregando a genitália em seu ombro.
Ao invés de se calar, ela não só gravou a situação, mas reagiu a ela e expôs nas redes sociais, gerando uma onda de indignação nas redes sociais.
O caso aconteceu em 20 de fevereiro na estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da CPTM. Ao divulgar o vídeo em suas próprias redes sociais e compartilhar com outras páginas da região em que mora, ela recebeu relatos de outras meninas que afirmaram ter sido vítimas do mesmo homem.
“É muito bom ver mulheres reagindo a isso, porque quando é comigo eu simplesmente travo. Parabéns pela coragem da diva”, disse um dos comentários do vídeo no TikTok. Outra afirma: “Heroína, eu ficaria congelada”.
“Foi quando olhei para cima, por sentir algo duro no meu braço, e percebi que era um homem. Não era uma mulher, não era uma bolsa roçando em mim. Era o pênis dele. E eu fiquei muito assustada, eu fiquei assustada por estações até eu conseguir reagir, até conseguir descongelar, pegar meu celular e falar.”
Mesmo assim, ela teve medo de chamar atenção, e as pessoas ao redor não acreditarem nela. No vídeo, é possível ouvir outras mulheres reagindo à denúncia dela no trem — enquanto outros homens não tomaram conhecimento. Ela e outras passageiras conseguiram que o homem saísse do vagão.

A estudante relata que, menos de uma hora após o ocorrido, entrou em contato com um dos canais de denúncia da CPTM, via Whatsapp, e informou o que acontecera na esperança de os responsáveis dizerem que tentariam encontrá-lo, mas não foi o que aconteceu. Ela conta que foi orientada a fazer uma denúncia.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, por nota, que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato e que o suspeito já foi identificado e intimado a prestar depoimento. Já a CPTM afirma lamentou o ocorrido e afirmou que colabora com as autoridades para elucidar o caso. As informações são do G1.
Em casos de importunação sexual e estupro, a vítima deve acionar a Polícia Militar ligando para 190 e também pode fazer a denúncia no Centro de Atendimento à Mulher pelo número 180 ou à Guarda Municipal número 153. O Disque-Denúncia também está aberto a esse tipo de caso (número 181), além o Disque 100 de Direitos Humanos.