Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, morre aos 88 anos

O pontífice argentino fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa (20), na Praça de São Pedro, no Vaticano

Por Da Redação 21 abr 2025, 09h51
O

Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história, faleceu aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, diz o comunicado oficial do Vaticano.

O papa Francisco fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa (20), na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice escreveu aos fiéis a mensagem para a Benção Urbi et Orbi, que foi lida pelo mestre de cerimónias, Diego Ravelli. No texto, ele diz que  “não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento”, e pede a libertação dos prisioneiros de guerra e presos políticos.

Continua após a publicidade

“Que o princípio da humanidade nunca deixe de ser o eixo do nosso agir quotidiano. Perante a crueldade dos conflitos que atingem civis indefesos, atacam escolas e hospitais e agentes humanitários, não podemos esquecer que não são atingidos alvos, mas pessoas com alma e dignidade”, dizia um trecho da mensagem.

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.

*Com informações da Agência Brasil.

Publicidade