Saúde social, o novo conceito que precisamos abraçar em 2025

As suas relações são parte da sua saúde, e você deveria olhar mais para elas

Por Juliana Morales 26 abr 2025, 20h00
M

uito se fala sobre fazer exercícios e se alimentar bem para preservar a saúde física, assim como ter hobbies e momentos de relaxamento para ajudar a cuidar da saúde mental. Mas o que você anda fazendo pela sua saúde social?

Talvez ele seja novo para você, mas o conceito de saúde social é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, e tem ganhado cada vez mais relevância nas discussões. Ele aborda o impacto das suas relações pessoais, de amizade, de afeto na sua saúde. Como já falamos por aqui, a saúde do adolescente vai muito além da ausência de doença, viu? Mas, sim, um estado de completo bem-estar físico, mental e social. 

Continua após a publicidade

A vida social impacta a saúde física e mental

Em 1938, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, começou um estudo com 700 adolescentes para entender o que faz com que as pessoas tenham uma vida saudável e feliz. O “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto” tornou-se o mais longo estudo científico sobre felicidade da história.

A grande revelação da pesquisa foi como as nossas relações e o quanto somos felizes nelas têm uma grande influência na nossa saúde. As pessoas que têm relacionamentos mais calorosos permanecem fisicamente mais saudáveis ​​à medida que envelhecem.

Por outro lado, a solidão e o isolamento são estressante e trazem muitos efeitos negativos, como acontece com quem fuma ou sofre de alcoolismo, de acordo com a pesquisa. Afinal, conversar com outras pessoas ajuda a entender a situação de outra perspectiva, ver que você não é a única com problema, aliviando o estresse.

Continua após a publicidade

Como cuidar da saúde social?

Em tempos de redes sociais, o conceito de socialização pode ficar um pouco confuso. Em texto anterior da CAPRICHO, alertamos sobre como pode existir a falsa sensação de que você está em contato com aquelas pessoas no Instagram, por estar sempre online, rolando o feed, mas que, na verdade, você não está em contato com ninguém de fato ou com profundidade.

O diretor do estudo e coautor do livro “The good life”, Robert Waldinger explicou em entrevista à BBC que manter uma “aptidão social” é como exercitar um músculo. “Se ficarmos sentados a vida toda, nossos músculos atrofiarão. E da mesma forma, olhando para as vidas das pessoas que participaram do estudo, vimos que bons relacionamentos podem murchar não porque haja um problema, mas por descuido”, explicou ao site.

Segundo o professor de psicologia de Harvard, reconhecer quando alguém faz algo de bom e a importância dela em sua vida é uma prática de gratidão importante para os relacionamentos permanecerão fortes. Outra dica do autor é manter uma “curiosidade radical” sobre as pessoas, mesmo que vocês se conheçam há muito tempo. A ideia é não ficar só presumindo que conhece o outro, mas buscar com curiosidade aprofundar essa sintonia.

Continua após a publicidade

Sim, é preciso ter o compromisso de cultivar a presença e os encontros para fortalecer os laços. Neste outro texto aqui, falamos mais sobre como fazer a manutenção das suas amizades mesmo na correria do dia a dia.

 

Publicidade